terça-feira, 13 de janeiro de 2009

São Petersburgo

Tenho uma pancada por S.Petersburgo, sempre tive, nunca soube muito bem porquê. Nunca lá fui...
Lembro que a primeira ideia que tive sobre o "enamoramento" com essa cidade que não conheço pessoalmente apareceu em forma de livros; o conto "Perspectiva Nevsky" de Gogol e (entre outros) as "Noites Brancas" de Dostoievski. Depois o conhecer teórico das noites brancas, noites oníricas, míticas e mágicas que iluminam a cidade quando o sol pouco se põe e a noite continua dia. Entretanto coleccionando imagens sonhadas, descritas, lidas e vistas foi-se adensando o mistério, porquê S.Petersburgo?
A compulsiva leitura dos russos, durante os primeiros anos de juventude, ajudara, com certeza. As pesquisas aleatórias e intemporais, nas quais fui descobrindo a sua história, como um capricho do Czar Pedro o Grande fez com que se erigisse a partir de pântanos uma majestosa cidade com tanta grandiosidade e opulência, de como a génese do ballet russo paira naquelas pontes e canais e etc...
Tudo isto fez com que um dia em Barcelona, num jantar bastante regado, prometesse a um amigo que passaríamos temporadas incríveis nessa cidade. Um dia vamos fazê-lo.


Mas hoje tudo clareou, descobri que toda a admiração que mantenho por S.Petersburgo é da culpa dos seus arqui-rivais americanos.
A culpa é do Mississipi, da tia Polly, do Huck, do Joe o Índio,da Becky, da prima sexy do Tom Sawyer, da sua cidade sulista americana com aquelas casas vitorianas tipo plantação de algodão, com mercearias de madeira na única rua da cidade chamada S.Petersburgo.


Joãozinho Voltaire

2 comentários:

  1. Já lá estive...

    Sabes que o Pedro o grande, nesse capricho que falas, exigiu a todos os nobres que tivessem x bens construir, a suas expensas, um palácio nessa cidade? Foi por isso que foi erigida em tão pouco tempo...

    Sabes que a fez depois de ter viajado uns anos ingógnito pela europa e ter conhecido, entre outras cidades, Veneza e Amsterdão?

    A cidade é linda, mas a guerra destruiu-a, embora os Soviéticos, ainda durante o regime comunista, tivessem reconstruído tudo fielmente.

    É pena ver esgotos a céu aberto e palácios desmoronados e a precisar urgentemente de restauro...

    Recordo, com saudade, a peça giselle, que vi no pequeno teatro do palácio do hermitage, coreografia do balett kirov! Se há coisas que os Russos sabem é dançar e tocar! E regam-se destiladamente bem! :P

    ResponderEliminar
  2. Fico com vontade de lá passar uma temporada...
    talvez leve uns pedreiros e recuperámos um desses palacitos...
    Boa!

    ResponderEliminar