segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Já andei a surrealizar por aí!

Hoje conversei dez ou quinze minutos com um Amigo. Nessa conversa digna de ser, por si própria, um post, apercebi-me, porque ele me chamou à atenção, que já não usava o surreal tanto como outrora. Penso sempre duas ou três vezes no que ele me diz, e assim sendo, pensei seriamente no que tem acontecido em mim que tem afastado o surrealismo da minha escrevinhura.

Bastaram cinco minutos para perceber, a atenção que ando a dedicar ao mundo abduziu-me do meu mundo de ideias surreais.
Talvez porque este mundo aparenta ser já de si bastante surreal.... ora vejamos comparações breves e giras que vou fazer agora:

eu escreveria- "Estava parado numa rotunda verde onde o He-man tinha derrotado, no dia anterior, O Fernando Mamede numa corrida de 10000 metros mariposa."

Hoje simplesmente apresento um facto - O George Bush foi "commander in chief" de uma das maiores potências mundiais durante dois mandatos.

Só mais uma( para ir dormir):
- Er. é o símbolo químico do Érbio mas no entanto todas as garrafas expostas são para consumo exclusivo neste estabelecimento.

-Os benfiquistas acreditam piamente e bradam aos céus que sempre foram prejudicados pelas arbitragens.

Conhecendo relativamente os compêndios surrealistas, hoje pergunto-me, fui eu que deixei de ser surreal ou o mundo anda a surrealizar-se por aí?

Pois é, ai Apollinaire, este mundo!


AndréJacques Voltaire

2 comentários:

  1. Não sei... Nesse sentido o mundo sempre se surrealizou, o que afinal não passa de realismo...

    Esse surrealismo de que falas é outro... É o dos sonhos que, para mal dos nossos pecados, produz coisas no mundo real...

    Por exemplo:

    Surrealismo: "O Bush deita-se já de ressaca e acorda a sonhar com florestas em que as árvores crescem paralelamente ao chão povoado de ervas de cor cinzenta e rios onde escorre Jack Daniels"

    Realidade: "O Bush acorda e manda cortar árvores para estimular a indústria madeireira, não assina o protocolo de Kioto, manda rasgar auto-estradas no meio de florestas coníferas e volta a apanhar uma durante o dia"

    Observação: Uma coisa é certa, com conas é que o Bush não sonha de certeza, logo o facto de as florestas serem coníferas parece-me meramente acessório...

    ResponderEliminar
  2. não deixas de ter razão em tudo o que dizes, mas o mundo surreal dos nossos sonhos está a ser suplantado claramente pelo surrealismo deste mundinho real. Ou simplesmente estou mais atento, talvez beba menos!!

    ResponderEliminar