quarta-feira, 1 de abril de 2009

O primeiro de Abril comunicativo

Como não somos mentirosos e o dia 1 de Abril é como outro qualquer, voltamos ao Blogue.

No entanto, o dia 1 de Abril tem o seu interesse, desde novinho, habituei-me a procurar a mentira nos jornais diários a que tinha acesso. Nos desportivos tinha sempre a ver com alguma tranferência de um jogador como o Maradona para um dos nossos reles clubes, nos genéricos qualquer coisa sobre o showbizz, sem interesse absolutamente nenhum, mas que proporcionava-me entre sete e dez segundos de prazer. 

Hoje, tenho practicamente esquecido o 1º de Abril, o dia das Mentiras, já não chego à escola às 8 da manhã a gritar aos ouvidos dos mais distraídos, manifestando a minha alegria por o Sporting ter contratado o Fernando Redondo ou o Georges Weah e apresentando A Bola como minha testemunha, tudo para tirar mais sete ou oito segundos de prazer. Já não chego a casa, durante a emissão da Roda da Sorte para dar a novidade à minha mãe que distraída com a lida da casa, não se apercebeu da mentira da primeira página do Público em que o Herman José namorava a Lisa Marie Presley que tinha conhecido em Monte Carlo e que estavam a marcar as bodas de casamento.

Tenho notado que este hábito disparatado tem vindo a diminuir de expressão, já não se espera até ao 1 de Abril para montar uma mentirazinha gira na primeiro página de um periódico, até porque isso não faria sentido. À luz da nossa sociedade do tudo ou nada, faz muito mais sentido pôr mentiras 365 dias por ano, aproveitando todos os dias e todos os jornais do ano. Penso que antigamente, no primeiro de Abril a venda de jornais aumentava uma percentagem miníma, porque imensas pessoas não queriam perder aqueles sete a dez segundos de prazer, e concerteza alguém que estudava estatísticas num gabinete escuro e com mofo, quis aproveitar o dia das mentiras para aumentar a saída do seu jornal, mas na sua mente ,retorcida e pouco respeitadora em questões deontológicas , conseguiu criar o excelente conceito de "o dia das mentiras é quando a comunicação social quer" e assim foi, será muito mais interessante e proveitoso faze-lo todos os dias e assim foi.

A minha ideia é a seguinte vamos escolher um dia do ano, por exemplo, 14 de Agosto, até é bom porque há muita gente de férias, e fazemos o dia da Verdade, e tudo o que se faz, escreve ou diz tem que ser verdade, só nesse dia... isso é que era giro!

Ps- gosto dos jornais que mentem pouco, ainda os há....

Sem comentários:

Enviar um comentário