terça-feira, 7 de abril de 2009

O Ópio do Povo e a MTV

Num jogo, em que se jogasse a Taça Ópio do Povo, entre a Televisão e o Futebol, teria que ser a duas mãos, teria que existir finalíssima, prolongamento e penalties , para encontrar o vencedor. Para já, TV e Futebol andam de mãos dadas, TV sem futebol perde algum interesse e o futebol sem a TV, nos nossos dias, acabava.

Eu, contudo, assumo-me como opiado, de uma maneira que ainda acredito que posso largá-lo quando quiser.

Na minha opinião, ao contrário do saber popular, a taça iria para a sala de troféus da Televisão.

Hoje, perdi, e digo- Perdi!, porque perdi mesmo, quinze minutos da minha vida a ver a MTV, que podia bem chamar-se: Muita Trampa Venenosa. E é mesmo de veneno que se trata.

O programa, que apanhei a meio, era qualquer coisa ...Teenagers Cribs, e é imensurável a radiação, mental e cultural, nociva que aquilo espalha na mente de um qualquer adolescente. Um programa televisivo tão funesto e nefasto, deveria ser gravado em VHS ou em Beta (que é maior) e enfiado á força no desprevenido ânus da pessoa (ou pessoas) que daquilo se lembrou.

O programa mostra, à partida, as casas dos pais de um ou outro adolescente rico e opulento que faz de cicerone e mostra a propriedade a uma equipa de TV que passa para o lado de cá do televisor uma serie de ostentações ridículas e desprezíveis em direcção a um público que não está preparado para lidar com tamanha soberba. Chegando, com certeza, a um ponto de o desejar e de os invejar.

Eu não tenho nada contra os ricos, eu próprio, sou uma rica pessoa, mas tratar a riqueza e a opulência como entretenimento e desta forma e direccionada a este público, está a um passo da ignomínia, se é que, não passou a ignomínia lá para o outro lado.

Um desfile vaidoso e presunçoso de carros, cozinhas equipadas com lasers, sanitas com controlo remoto, salas de cinema mais luxuosas que as do Corte Inglês, campos de basquetebol, salinhas e salões com isto e aquilo, quartos de vestir maiores do que um apartamento na Graça, todas estas merdinhas, que só me faziam lembrar quando veio a público as torneiras de ouro nas instalações sanitárias do Ceausescu... O que me faz pensar, porque é que alguém quer lavar as mãos com águas que sai de uma torneira de ouro maciça, ou porque é que alguém quer cagar e vai perder tempo à procura do comando, que, com se sabe, está sempre onde não se encontra facilmente.

Mas ali, o asqueroso não termina, a falsa moralidade consumista vem à baila e apresenta-se como estilo de vida, levando outros a pensar da mesma forma, a agir da mesma maneira e a idealizar erradas noções de vida. A possível perturbação indelével sentida pelos espectadores, deveria ser estudada, e não digo regrada, porque abomino o moralismo conservador das ASAEs morais, mas ao menos, estudada e percebida. Porque aquilo é abominável e repugnante.

E quando aquilo acaba, anuncia-se dois espécies de reality shows, qualquer coisa como "Quero trabalhar com o Diddy"(que é uma espécie de cantor estrela americano), e outro anúncio logo a seguir : -Achas que podes ser a Paris Hilton portuguesa... não sei o quê, não sei o quê... inscreve-te e não sei o quê.... isto foi demais!

O ópio é ópio, mas o ópio envenenado é bem pior.

Fiquei sem palavras e pronto. 

Ps.Isto pode soar a moralismo, e eu odeio moralismos, fiquei foi mesmo perturbado.

Sem comentários:

Enviar um comentário